terça-feira, 26 de agosto de 2008

~> linguagem e comunicação


“O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético.”
(Charlin Charplin)



Você com certeza já percebeu como é importante saber comunicar-se. Antes mesmo de aprendermos a falar, já nos comunicamos com os outros: o choro do bebê é um exemplo disso. A mãe, ao ouvi-lo, compreende que alguma coisa está acontecendo com a criança. Desenhos que os homens primitivos gravavam nas pedras também são exemplos de comunicação, pois, por meio deles, podemos saber como viviam as pessoas há milhares de anos. Portanto, não é somente com palavras que nos comunicamos; Você certamente já conseguiu se comunicar com outra pessoa apenas por meio de gestos.

Linguagem é a maneira pela qual representamos nossos pensamentos por meio de sinais que nos permitem realizar atos de comunicação, possibilitando, assim, a interação com as pessoas. Para que ocorra essa interação entre as pessoas é necessário um código que é um conjunto de sinais que possibilita a comunicação e esse código pode ser passado por uma língua, cujo conjunto de sinais é formado por palavras.

Cada individuo do grupo social, ao utilizar o código de comunicação, que é a língua, estará praticando um ato de fala.


Comunicação:

Comunicação é um tema complexo. Todos os seres vivos de alguma forma se comunicam. O que nos distinguem dessas formas de comunicação é o elevado e sofisticado nível de códigos que usamos. É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.



Canal e/ou veículo de comunicação:
Os veículos de comunicação são as empresas jornalísticas que divulgam as noticias. Eles então espalhados por diversos meios de comunicação, como a internet, a televisão, rádio, jornais e revistas.



Elementos da comunicação:




Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não-verbal e mediada.


  • emissor - emite, codifica a mensagem
  • receptor - recebe, decodifica a mensagem
  • mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor
  • código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem
  • referente - contexto relacionado a emissor e receptor
  • canal - meio pelo qual circula a mensagem

Meios de Comunicação:

O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).

• Sonoro: telefone, rádio.

• Escrita: jornais, diários e revistas.

Audiovisual: televisão, cinema.

• Multimídia: diversos meios simultaneamente.

• Hipermídia: NTICs, CD-ROM, TV digital e internet, que aplica a multimídia em conjunto com a hipertextualidade


Nenhum comentário: