sábado, 30 de agosto de 2008

~>Resumo

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.
Em geral um bom resumo deve ser:
  • Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários.
  • Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.
  • Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo.
Abreviando, resumir é:
1. Condensação fiel das idéias contidas no texto;

1.1. Reduzir um texto ao seu esqueleto essencial;

1.2. Partes essenciais do texto;

1.3. Progressão em que elas ocorrem;

1.4. A correlação que o texto institue entre cada uma dessas partes;


Exemplo:
Leia o texto a seguir:

Na verdade, por que desejamos quase todos nós, aumentar nossa renda? À primeira vista, pode parecer que desejamos bens materiais. Mas, na verdade, os desejamos principalmente para impressionar o próximo. Quando um homem muda-se para uma casa maior num bairro melhor, reflete que gente “de mais classe” visitará sua esposa, e que alguns pobretões deixarão de freqüentar seu lar. Quando manda o filho a um bom colégio ou a uma universidade cara, consola-se das pesadas mensalidades e taxas pensando nas distinções sociais que tais escolas conferem a pais e filhos. Em toda cidade grande, seja na América ou na Europa, casas iguaiszinhas a outras são mais caras num bairro que noutro, simplesmente porque o bairro é mais chique. Uma das nossas paixões mais potentes é o desejo de ser admirado e respeitado. No pé em que estão às coisas, a admiração e o respeito são conferidos aos que parecem ricos.

Esta é a razão principal de as pessoas quererem ser ricas. Efetivamente, os bens adquiridos pelo dinheiro desempenham papel secundário. Vejamos, por exemplo, um milionário, que não consegue distinguir um quadro de outro, mas adquiriu uma galeria de antigos mestres com auxílio de peritos. O único prazer que lhe dão os quadros é pensar que se sabe quanto pagou por eles; pessoalmente, ele gozaria mais, pelo sentimento, se comprasse cromos de Natal, dos mais piegas, que, porém, não lhe satisfazem tanto a vaidade.

Tudo isso pode ser diferente, e o tem sido em muitas sociedades. Em épocas aristocráticas, os homens eram admirados pelo nascimento. Em alguns círculos de Paris, os homens são admirados pelo seu talento artístico ou literário, por estranho que pareça. Numa universidade teuta é possível que um homem seja admirado pelo seu saber. Na Índia, os santos são admirados; na China, os sábios. O estudo dessas sociedades divergentes demonstra a correção de nossa análise, pois em todas encontramos grande porcentagem de homens indiferentes ao dinheiro, contanto que tenham o suficiente para se sustentar; mas que desejam ardentemente a posse dos méritos pelos quais, no seu meio, se conquista o mérito.


A redação final do resumo pode ser:

Hoje em dia muitos de nós queremos aumentar nossa renda com o interesse, principal, de impressionar o próximo. Uma das nossas maiores paixões é o desejo de ser admirado e respeitado. Da forma que as coisas estão indo, só as pessoas que possuem dinheiro conquistam a admiração e o respeito, mais nem sempre foi assim. Em outras épocas o homem era admirado pelo seu nascimento, ou então, atualmente, os homens são admirados não por possuírem dinheiro, mas pelo seu talento artístico ou literário, ou pelo seu saber, sua experiência. Nem todos os homens estão ligados ao dinheiro, o que cada um deseja como posse vai depender da sua cultura, sua criação.




3 comentários:

jeferson disse...

nois academicos estavamos precizando de um bloge assim,que resume toda uma textualidade chata em uma sintese clara e objetiva, no qual realmente presisamos. valeuuuuu.....

Unknown disse...

Qual o título do texto?

Unknown disse...

Muito obrigada(o)
Esse resumo me ajudou a entender bastante o texto dado em sala de aula,
Agradecida.